Quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana?

You are currently viewing Quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana?

Certamente, a pergunta mais pesquisada por quem está iniciando a jornada da dupla nacionalidade europeia é “quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana?”. 

Entretanto, não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que o tempo para conquistar o passaporte vermelho varia de acordo com cada processo. 

Por exemplo, aqui na Terra Nostra Cidadania, você pode conquistar a sua cidadania italiana entre 18 a 30 meses e sem sair de casa, por meio da via judicial na Itália. 

Estabelecemos esse método “contra a fila do consulado”, pois o tempo de espera nos consulados italianos no Brasil chegam a mais de 10 anos. 

Assim sendo, no texto de hoje do nosso blog, vamos trazer uma perspectiva geral do tempo de espera para cidadania italiana em 2022 com base nos principais processos de reconhecimento:

  • Via administrativa no Brasil
  • Via administrativa na Itália
  • Via judicial na Itália

Buona lettura!

Quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana? 

Entender quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana, facilita na hora de escolher o melhor processo para sua necessidade.
Entender quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana, facilita na hora de escolher o melhor processo para sua necessidade.

O tempo de espera para a cidadania italiana varia muito de acordo com o processo escolhido. Cada processo é único e tem um tempo de resolução exclusivo. 

Por exemplo, no caso de cidadania italiana por casamento, sem filhos,  o processo só pode ser iniciado após 3 anos de união civil do casal e pode levar em torno de 3 anos para que seja concluído. Em caso onde há filhos deste casal, o processo pode ser iniciado com 1 ano e meio da oficialização do matrimônio.

Já para quem tem direito por descendência italiana, é possível que o tempo de pesquisa dos documentos mude em casos de certidões que precisam ser encontradas na comunes e igrejas da Itália.

Nesse contexto, vamos falar do tempo médio até a apresentação do pedido de dupla cidadania italiana e aprovação pelos órgãos responsáveis, no Brasil e na Itália. 

1. Via administrativa no Brasil

O processo de cidadania italiana via administrativa é feito direto no Consulado Italiano de cada região.

Apesar de sofrer com pequenas variações de um consulado para o outro, o tempo na fila do consulado varia de 6 a 12 anos, apenas para apresentar o pedido.

Consulte aqui a jurisdição dos Consulados Italianos de cada região

2. Via administrativa na Itália

Em contrapartida, o reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália é o processo mais rápido, com o pedido e a aprovação em torno de 6 a 12 meses.

No entanto, esse tipo de processo é indicado apenas para quem tem disponibilidade de viver na Itália até a conclusão do processo.

De uma maneira geral, os interessados precisam fixar residência na Itália e estarem a disposição do comune que confirmará sua residência através de um Vigile Urbano (um policial). 

Apesar de ser o processo mais rápido, destacamos dois pontos de extrema importância antes de iniciar o processo administrativo na Itália: 

  • Você precisa residir na Itália, pelo menos, até o fim do processo de cidadania italiana. Caso contrário, pode ser enquadrado como fraude;
  • Conforme explicamos no texto sobre custo de vida na Itália, o custo com o aluguel é o que mais pesa no bolso de quem sonha viver no país.

Nesse contexto, a via judicial pode ser a alternativa para conquistar o seu direito em um tempo menor e com melhor custo-benefício. Vamos falar sobre ela! 

3. Via judicial no Brasil

Por último, o processo judicial de cidadania italiana contra a fila do consulado é como se fosse uma junção dos dois últimos métodos listados neste texto. 

Assim sendo, o solicitante mantém a sua residência no Brasil e, por meio da representação de um advogado, o processo ocorre diretamente no Tribunal Italiano.

Ao mesmo tempo, como é um processo feito por uma assessoria jurídica especializada, certamente os documentos e certidões estarão regularizados e prontos para serem ajuizados. 

Tudo isso contribui para que o reconhecimento da cidadania italiana cumpra o prazo legal de 730 dias, sendo aprovada entre 18 a 30 meses, além de mais segurança e retorno do seu investimento.

– Leia também: Quem tem direito a cidadania italiana?

Esqueça o tempo de demora para tirar a cidadania italiana, conte com a Terra Nostra! 

A Terra Nostra Cidadania é uma assessoria com mais de 22 anos de experiência. Nossos serviços abrangem todas as fases do processo de reconhecimento da cidadania europeia.

Com o objetivo de tratar cada processo com o máximo de excelência, contamos com o apoio de um advogado ítalo-brasileiro especializado em direito internacional e com mais de 30 anos de experiência em reconhecimento da cidadania italiana.

Quer ajuda para escolher o processo de cidadania italiana que melhor se encaixa no seu prazo? O nosso time de especialistas está à disposição para tirar suas dúvidas e te auxiliar em cada etapa do processo. Clique aqui e fale com a gente!

Por fim, te convidamos a conferir mais conteúdos sobre uma vida incrível na Europa em nossas redes sociais. Estamos ON no Facebook, Instagram e LinkedIn!