Assessoria para cidadania italiana: por que vale a pena contratar?

You are currently viewing Assessoria para cidadania italiana: por que vale a pena contratar?

A assessoria para cidadania italiana é um serviço que cuida de uma ou em todas as etapas do processo de reconhecimento. Entenda quando essa opção pode ser considerada.

Se você chegou nesse artigo, provavelmente está pesquisando mais sobre o reconhecimento da cidadania italiana e os procedimentos que ela envolve. Como você já deve ter descoberto em suas buscas, cada processo é único — seja pela via (administrativa ou judicial) ou pelas particularidades de cada caso (histórico familiar, serviços necessários e etc). 

Isso acontece porque o processo toma tempo e é extremamente burocrático. Além disso, não podemos esquecer que ele é regulamentado pelas leis italianas, assunto que apenas profissionais da área dominam.

Outro ponto é a busca dos documentos, que se torna um obstáculo para descendentes italianos que não conhecem a localização da papelada, nem possuem um ponto de contato na Itália.

Você vem enfrentando essas dificuldades? Então continue a leitura! Nesse texto vamos desmistificar a assessoria para a cidadania italiana e falar exatamente o que ela oferece para você!

Até o final do artigo tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é a assessoria para cidadania italiana?
  • Quais são os serviços atendidos pela assessoria para cidadania italiana?
  • Como a Terra Nostra Cidadania atua na assessoria para cidadania italiana?

O que é a assessoria para cidadania italiana?

A assessoria para cidadania italiana é o acompanhamento e execução de uma ou mais etapas do processo de reconhecimento.

Cada caso é único, logo, também é única a prestação de serviços realizada pela sua assessoria.

“Como assim?” você deve estar se perguntando.

Imagine que o João tem documentos que comprovam seu direito à cidadania italiana. No caso dele, a assessoria segue a partir da avaliação e análise destes documentos a fim de verificar a existência de erros grosseiros que possam inviabilizar o reconhecimento da cidadania.

Já a Antonella, tem apenas o documento do avô, mas precisa dos documentos dos bisavós que estão em um pequeno cartório em Florença. No caso dela, a recomendação é começar a partir da busca dos documentos.

Percebeu a diferença? 

Continue lendo, a seguir vamos falar um pouco mais sobre os serviços realizados por uma assessoria para cidadania.

Quais são os serviços atendidos pela assessoria para cidadania italiana?

Aqui é importante ter em mente que cada empresa trabalha de uma forma. Então vamos explicar para você como trabalhamos e o que oferecemos na assessoria de cidadania italiana da Terra Nostra.

Nossa equipe conta com especialistas preparados para te atender independentemente do formato do seu processo. Vamos entender melhor quais são e como se diferenciam?

1. Cidadania italiana via materna

Antes de 1948, as mulheres italianas casadas com estrangeiros não transmitiam a cidadania italiana para seus descendentes. No entanto, a nova constituição da República Italiana passou a reconhecer os direitos das mulheres na transmissão da cidadania.

Ainda assim, descendentes que possuem essa característica em sua árvore genealógica italiana não conseguem realizar o processo pela via administrativa, sendo a via judicial sua única opção.

Nesse caso, os serviços mais comuns para quem busca a cidadania italiana via materna são: 

  • Busca dos documentos (caso não possua);
  • Análise dos documentos;
  • Retificação dos documentos;
  • Averbação e emissão dos novos documentos retificados;
  • Tradução dos documentos (realizada por um tradutor juramentado);
  • Apostilamento de acordo com a convenção de haia;
  • Advogado para representar o seu caso judicialmente no Tribunal Italiano.

2. Cidadania italiana via administrativa

A cidadania italiana via administrativa também é conhecida como a cidadania italiana feita diretamente na Itália. Isso porque a maioria dos brasileiros que optam por essa via escolhem dar entrada no processo em um Comune italiano.

Quem opta por uma assessoria para cidadania italiana via administrativa conta com apoio para:

  • Busca dos documentos (caso não possua);
  • Análise dos documentos;
  • Retificação dos documentos;
  • Averbação e emissão dos novos documentos retificados;
  • Tradução dos documentos (realizada por um tradutor juramentado);
  • Apostilamento de acordo com a convenção de haia;
  • Acompanhamento no processo administrativo realizado no Comune.

No entanto, o Comune não é a única forma de seguir com o processo administrativo. Se você já andou pesquisando por aí, deve saber que o Consulado da Itália no Brasil também realiza esse serviço.

Mas as filas são gigantescas e podem durar muitos anos. Se você não pode ou não quer esperar tanto tempo para ter o seu Passaporto, existe uma outra opção para você. Vamos falar dela a seguir.

3. Cidadania Italiana judicial contra a fila do consulado

Isso mesmo que você leu. Uma das formas de obter o reconhecimento da cidadania italiana é processando o consulado. Isso é possível porque a constituição italiana possui dois artigos que facilitam o reconhecimento dos ítalo descendentes.

De acordo com os artigos 2 e 4 da Constituição preveem que o prazo para a conclusão do processo de cidadania italiana deve ser de, no máximo, 730 dias a partir da data do pedido de protocolo.

Prazo que não condiz com a realidade com a qual nos deparamos atualmente nos consulados de SP, PR, RS e DF. As filas são tão grandes que, em alguns casos, pode chegar a 10 anos! O que, de acordo com a lei italiana, é ilegal.

Ou seja, a cidadania italiana judicial contra a fila do consulado usa a lei para garantir um direito que é previsto constitucionalmente.

Nesse caso, os serviços prestados pela assessoria para cidadania italiana costumam ser:

  • Busca dos documentos (caso não possua);
  • Análise dos documentos;
  • Retificação dos documentos;
  • Averbação e emissão dos novos documentos retificados;
  • Tradução dos documentos (realizada por um tradutor juramentado);
  • Apostilamento de acordo com a convenção de haia;
  • Advogado para representar o seu caso judicialmente.

– Leia também: Cidadania italiana via judicial: saiba tudo sobre o procedimento

4. Cuidados no pós reconhecimento: um dos diferenciais da cidadania italiana

Você concluiu o seu processo, garantiu um resultado positivo. Agora acabou, né? Não!

Caso você decida morar fora da Itália, depois de concluir o processo você precisa fazer o seu cadastro no Anagrafe degli Italiani Residenti all’ Estero, o AIRE.

Traduzindo para o português, ele é o Cadastro de Italianos Residentes no Exterior. E como o nome indica, seu preenchimento é obrigatório a todos os cidadãos italianos que residem no exterior.

O não cumprimento desta obrigação pode resultar na privação de diversos direitos italianos.

Afinal é através dos cadastros no AIRE que o governo acompanha quem são os italianos que não moram em território nacional.

De acordo com a lei nº 470 de 1988, os cidadãos italianos que não estiverem com seus cadastros no AIRE atualizados perdem o direito de votar, não conseguem renovar seus documentos italianos (como ID e passaporte) e poderão ter negado alguns direitos como o do casamento no consulado.

Uma boa assessoria para cidadania italiana, vai te orientar nesse cadastro e ainda garantir que você conheça todos os seus direitos e deveres como cidadão italiano.

Como a Terra Nostra Cidadania atua na assessoria para cidadania italiana?

Há mais de 22 anos no mercado, nós da Terra Nostra contamos com profissionais experientes que vão cuidar com carinho e atenção dos detalhes do seu processo. Da preparação da pasta à sua recepção na Itália ou ação judicial.

A assessoria elimina as barreiras que fazem com que tantos descendentes desistam do reconhecimento. Além de te livrar de ciladas como a tradução e apostilamento de documentos com erros, dentre outras coisas que podem prejudicar o sucesso da sua causa.

Além disso, quem conta com a nossa assessoria pode continuar trabalhando, fazendo um pé de meia ou se preparando para a mudança, enquanto a nossa equipe cuida de tudo.

O que nossos clientes falam sobre nós

Sabemos que o reconhecimento da cidadania italiana representa um investimento e, como tal, deve ser feito com muito cuidado. Para te ajudar a conhecer melhor a nossa empresa e como atendemos os nossos clientes, trouxemos alguns depoimentos.

Afinal, quem melhor que aqueles que atendemos para falar da qualidade dos nossos serviços?

Ficou com alguma dúvida sobre os serviços prestados pela assessoria para cidadania italiana? No nosso blog e redes sociais você encontra atualizações semanais sobre o tema.

Além disso, você também pode entrar em contato com a nossa equipe através do WhatsApp pelo número (11) 99370-8816.

– Leia também: Quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana?

assessoria para reconhecimento da cidadania italiana