Árvore genealógica italiana: 5 dicas para montar a sua

You are currently viewing Árvore genealógica italiana: 5 dicas para montar a sua

Traçar sua árvore genealógica italiana é o primeiro passo na busca dos documentos necessários para comprovar o seu direito à cidadania italiana.

Como já comentamos em artigos anteriores, a cidadania italiana é garantida pelo direito de sangue, do latim juri sanguinis. Ou seja, não importa se você tem ou não o sobrenome italiano nos documentos, o que realmente conta é a comprovação da relação sanguínea com um antenato italiano.

Por mais que a lei seja clara em relação a esse ponto, ainda recebemos contatos de  pessoas que, por diversas circunstâncias, não têm certeza ou não sabem como provar esse direito. Você se encaixa em um desses casos?

Então continue lendo porque nesse artigo vou te ensinar como usar a árvore genealógica italiana para resolver essa questão!

e-book-gratuito-passo-a-passo-para-a-cidadania-italiana

O que é uma árvore genealógica?

A genealogia é uma ciência dedicada ao estudo das origens de um indivíduo ou da sua família. Através dela é possível resgatar e mapear a sua história familiar. E a árvore genealógica é uma de suas maiores ferramentas. Isso porque ela possibilita e facilita a coleta e organização das informações familiares de várias gerações.

O que é uma árvore genealógica italiana?

A árvore genealógica italiana é uma árvore genealógica que vai focar apenas nos parentes que possuem alguma cidadania italiana. Por exemplo, se você tem direito à cidadania italiana por causa dos seus tataravós por parte de pai, ao montar a sua árvore genealógica, não é necessário incluir os parentes do seu lado materno.

Ou seja, a árvore genealógica italiana permite que você construa um caminho que te ligue aos seus antepassados italianos. Te colocando no rumo certo para a busca das certidões necessárias para a preparação da pasta que vai servir como base para o seu processo.

5 dicas para montar sua árvore genealógica italiana

1. Prepare uma lista com os nomes que vão entrar na árvore genealógica italiana

Comece identificando de qual lado da família vem o direito sanguíneo à cidadania italiana. Vamos supor que a sua ascendência vem do seu trisavô por parte de pai. Comece a lista pelo seu nome, então passe para o do seu pai, do seu avô ou avó, seu bisavô ou bisavó, chegando por último no seu trisavô.

2. Defina quais informações você precisa

Como já mencionamos aqui, a cidadania italiana se transmite através do laço sanguíneo. Ou seja, para provar o seu direito você precisa de documentos que comprovem esta ligação. 

Por tanto, você precisa reunir as certidões de nascimento, casamento e óbito. Algumas famílias costumam ter fácil acesso a esses documentos. Mas a grande maioria não tem, ou não sabe onde encontrá-los.

Caso não tenha esses documentos, algumas informações básicas podem facilitar a localização da papelada. São elas:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Data de casamento (quando houver);
  • Data de óbito (quando houver).  

Comece de trás para frente. Reunindo primeiro todos os seus documentos no formato ‘inteiro teor’ (que possui todos os dados constantes no livro em que foi feito o registro). 

Em seguida, passe para os seus pais, depois seus avós e assim por diante até chegar no antenato italiano.

3. Converse com seus antepassados

A missão de montar a sua árvore genealógica italiana fica mais fácil com a ajuda de parentes. Marque uma visitinha e converse com aqueles que conhecem mais a fundo a história da família. 

Nessa hora, nada de preguiça! Revire baús, leia diários e cartas, aproveitando ao máximo as informações disponíveis.

Se possível, pergunte aos seus familiares se eles conhecem alguém que já correu atrás do reconhecimento e qual caminho eles percorreram.

4. Monte sua árvore genealógica italiana

Agora que você já reuniu todas as informações necessárias, veio a parte mais fácil: organizá-las em sua árvore genealógica.

5. Use sites especializados para completar a sua pesquisa

A internet é uma excelente ferramenta de apoio na organização da sua árvore genealógica italiana. Se depois de reunir todos os dados disponíveis você ainda se deparar com espaços em branco, tem alguns sites que podem te ajudar a completá-los.

Os mais utilizados são:

My Heritage

Através do My Heritage é possível montar sua árvore genealógica, adicionar e visualizar fotos, além de pesquisar 9 bilhões de registros históricos globais, entre outras funções.

Family search

O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos e um site que oferece registros genealógicos.

Arquivos e registros de imigrantes

O registro de entrada e saída de imigrantes no Brasil não é nenhuma novidade. Essas informações ficam armazenadas nos arquivos do estado por onde a pessoa chegou no país.

Busque instituições como o Museu do Imigrante e Arquivos de Imigrantes no seu estado.

Como encontrar o seu ancestral Italiano?

Empacou na sua árvore genealógica ou precisa de ajuda na busca pelas certidões? Na Terra Nostra Cidadania, além de realizar a pesquisa genealógica, contamos com profissionais especializados na busca de documentos.

As nossas buscas são feitas no formato apostilado, entregando a você um documento válido para ser usado nas retificações necessárias do processo.

Vamos começar o processo de busca pelos seus documentos? Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp. 

assessoria-para-reconhecimento-da-cidadania-italiana